Inflamações Articulares

As intervenções músculo-esqueléticas compreendem diversos procedimentos guiados por imagem, em sua maioria dedicados para o tratamento de inflamações articulares tais como osteoartrite, artrite reumatoide, tendinites, bursites e gota que podem causar dor e edema pelo corpo.

As intervenções servem para aliviar ou eliminar a dor e o edema das inflamações osteoarticulares e/ou musculares.

As intervenções músculo-esqueléticas incluem dentre outros as infiltrações de corticosteróides + anestésicos guiadas por ultrassonografia, a suplementação com ácido hialurônico para melhorar a movimentação articular e a injeção da toxina botulínica no tratamento da dor.

Infiltrações: quando são indicadas?

As indicações mais comuns são as inflamações decorrentes da osteoartrite, da artrite reumatoide, das tendinites, das bursites e da gota que podem incluir as articulações dos ombros, dos cotovelos, dos punhos, dos dedos, do quadril, das sacro-ilíacas, dos joelhos, dos tornozelos e dos pés.
Assim que você chega na clínica e após sua recepção, você será encaminhado (a) para a sala de procedimentos e posicionado (a) em uma maca. Após a desinfecção apropriada da pele na região do tratamento, será aplicada anestesia local na pele e nos músculos da região. Com o auxílio do equipamento de ultrassonografia, uma agulha fina será inserida até a articulação pelo trajeto anestesiado. Uma leve sensação de pressão pode ser percebida durante a injeção de anestésico adicional que confirmará a correta posição da agulha. A medicação (corticosteróide, ácido hialurônico ou a toxina botulínica) poderá então ser administrada. Você será solicitado a permanecer por cerca de 10 minutos após a injeção para observação.

O seu médico vai conversar com você sobre quais medicações você pode tomar na véspera e no dia do seu tratamento. Em alguns casos, o jejum absoluto pode ser recomendado antes do procedimento.

O curativo deve ser mantido seco por três dias. Dependendo se a articulação tratada é a fonte principal de dor, você pode ou não sentir alívio nas primeiras horas a seguir. Eventualmente o nível de dor pode elevar leve e temporariamente por alguns dias e, na medida que o efeito anestésico passa (em poucos minutos ou horas) a dor pode retornar um pouco até que o efeito do corticosteróide se inicie.

Se a sua articulação ainda permanece desconfortável nos primeiros dias após a injeção, a aplicação de uma bolsa de gelo no local é útil para aliviar temporariamente os sintomas. Em geral, leva de 10 a 14 dias para o corticosteróide atingir seu potencial completo para que você possa ter o maior alívio de dor relacionado a este tratamento. As atividades regulares podem ser possíveis de serem retomadas no dia seguinte ao tratamento.

A medicação administrada irá gradualmente reduzir a inflamação e fornecerá um controle prolongado dos seus sintomas.
As principais contraindicações estão relacionadas a infecções ativas, infecções de pele na região de tratamento, pacientes em tratamento com alguns tipos de anticoagulantes e pacientes gestantes. As medicações afetam em geral somente a área de tratamento e habitualmente não resultam em efeitos colaterais na maioria dos pacientes. A ultrassonografia é uma técnica de imagem que não utiliza radiação ionizante. Caso necessário, os raios-X ou a tomografia computadorizada (que produzem radiação ionizante) podem ser necessários para orientar o médico durante o procedimento. Nestes casos, o risco de radiação é muito baixo comparado aos benefícios.

Nossa equipe está pronta para atendê-lo!

Nosso Espaço

Horário de atendimento: de 2ª à 6ª, das 8h às 18h00

Damos valor à sua privacidade

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.