Radiologia Intervencionista no Pós-operatório de Cirurgia Geral & Plástica
As intervenções dedicadas aos cuidados de pacientes em pós-operatório de cirurgias (geral ou plástica) incluem procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos guiados por imagem (punção de coleções superficiais ou profundas).
As intervenções servem para esclarecer o diagnóstico de uma coleção (acúmulo de líquido na região próxima à cirurgia realizada) que pode ser proveniente de sangramento, acúmulo linfático ou líquido infectado.
Tipos de intervenções:
Quando são indicadas?
As indicações mais comuns são as coleções subcutâneas ou de parede muscular de cirurgias em geral ou cirurgias plásticas, estéticas ou reconstrutoras.
Assim que você chega na clínica e após sua recepção, você será encaminhado (a) para a sala de procedimentos e posicionado (a) em uma maca. Após a desinfecção apropriada da pele na região do tratamento, será aplicada anestesia local na pele da região. Com o auxílio do equipamento de ultrassonografia, um cateter fino será inserido até a coleção pelo trajeto anestesiado.
Uma leve sensação de pressão pode ser percebida durante a injeção de anestésico adicional que confirmará a correta posição da agulha. As amostras serão então colhidas. Você será solicitado a permanecer por cerca de 10 minutos após a punção para observação.
O seu médico vai conversar com você sobre quais medicações você pode tomar na véspera e no dia do seu tratamento. Em alguns casos, o jejum absoluto pode ser recomendado antes do procedimento.
O curativo deve ser mantido seco por três dias. As atividades habituais poderão ser retomadas gradualmente na primeira semana após o tratamento. Pode ser necessário o uso de medicações analgésicas / antitérmicas de baixa potência.
A punção de coleções superficiais na maioria das vezes poderá reduzir completamente o volume da coleção e um controle local poderá ser obtido imediatamente. Em casos específicos, a coleção pode se refazer com o passar dos dias e eventualmente novas punções podem ser necessárias. O seu médico poderá orientar as indicações específicas durante a consulta de avaliação.
São poucas as contraindicações por se tratar de procedimentos superficiais e eventualmente estão relacionadas a pacientes em tratamento com alguns tipos de anticoagulantes. Pequenos hematomas no sítio de punção podem ocorrer. A ultrassonografia é uma técnica de imagem que não utiliza radiação ionizante.
Quando são indicadas?
As indicações de tratamento em geral são as coleções líquidas pós-operatórias do abdome, tórax, região cervical, articulares ou musculares (seromas, hematomas, coleções infectadas), assim como os abscessos viscerais (hepáticos, renais, pancreáticos, musculares, cervicais, dentre outros).
Após a admissão no hospital, você será encaminhado (a) para a sala de procedimentos e posicionado (a) em uma maca. Após a realização da sedação profunda ou anestesia geral pela equipe de anestesiologia do hospital, será realizada a desinfecção apropriada da região de punção. Com o auxílio do equipamento de imagem (ultrassonografia ou tomografia computadorizada), um cateter será inserido na região da coleção com finalidade de drenar o seu conteúdo. O cateter pode ser mantido na região a depender de cada caso.
Você será solicitado (a) a permanecer por cerca de 2 a 24 horas após a drenagem para observação a depender da complexidade do tratamento. O tratamento de fístulas pode exigir um tempo mais prolongado de permanência do (s) dreno (s). Analgésicos e antiinflamatórios podem ser necessários nos primeiros dias do procedimento.
O seu médico vai conversar com você sobre quais medicações você pode tomar na véspera e no dia do seu tratamento. Em alguns casos, o jejum absoluto pode ser recomendado antes do procedimento.
O curativo deve ser trocado periodicamente para que se mantenha seco. Caso o cateter precise ser mantido no local de drenagem, o débito do dreno deve ser medido a cada 12 horas e anotado, para avaliar a efetividade do tratamento ao longo dos primeiros dias. Exames de imagem de controle poderão ser necessários, em conjunto com a avaliação clínica e laboratorial para a avaliação da efetividade do tratamento até a retirada do cateter. As atividades habituais poderão ser retomadas gradualmente na primeira semana após o tratamento. Pode ser necessário o uso de medicações analgésicas / antitérmicas de baixa potência.
A drenagem de coleções profundas na maioria das vezes poderá reduzir completamente o volume da coleção e um controle local poderá ser obtido imediatamente. Em casos específicos, a coleção pode se refazer com o passar dos dias e o cateter de drenagem poderá ser mantido no local para que gradualmente a drenagem se resolva. No caso de maior produção de secreção, um período mais prolongado de drenagem pode ser necessário. O seu médico poderá orientar as indicações específicas durante a consulta de avaliação.
As principais contraindicações estão relacionadas a pacientes com risco aumentado de sangramento, seja por alteração significativa da coagulação sanguínea ou em tratamento com alguns tipos de anticoagulantes. A tomografia computadorizada produz radiação ionizante que pode ser necessária para orientar o médico durante o procedimento de embolização. Nestes casos, o risco de radiação é muito baixo comparado aos benefícios. O seu médico poderá orientar as indicações específicas durante a consulta de avaliação.
Nosso Espaço
CLÍNICA CIBLE
Agende sua Consulta
Horário de atendimento: de 2ª à 6ª, das 8h às 18h00