Câncer de tireoide: diagnóstico e tratamento
Entenda os sintomas e sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer de tireoide. Informações importantes para quem precisa tratar essa condição de forma eficaz.
O que é o Câncer de Tireoide?
A tireoide é uma glândula localizada na região anterior e inferior do pescoço e é responsável por produzir hormônios que regulam o metabolismo do corpo. O câncer de tireoide é uma condição na qual as células da tireoide se multiplicam de forma descontrolada. Existem diferentes tipos de câncer de tireoide, sendo o carcinoma bem diferenciado o mais comum, seguido pelo carcinoma folicular, medular e anaplásico.
Fatores de Risco e Causas
O risco de desenvolver um câncer de tireoide é maior para quem tem um histórico familiar da doença ou para quem já se expôs à radiação na região do pescoço, ou em indivíduos com doenças genéticas raras. No entanto, a maioria dos casos de câncer de tireoide não tem uma causa clara.
Sintomas e Diagnóstico
Os sintomas do câncer de tireoide podem variar, mas incluem geralmente: caroços na região anterior do pescoço, rouquidão, dificuldade para engolir e respirar, dor na região do pescoço e aumento dos gânglios linfáticos. O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, sendo a ultrassonografia o exame mais acessível e simples. A cintilografia da tireoide pode ser útil e a biópsia por agulha fina guiada por ultrassom é necessária, assim como os exames de sangue para avaliar os níveis hormonais. As biópsias com técnicas mais avançadas podem avaliar os subtipos de câncer e permitir um tratamento personalizado.
O seu médico solicitou um exame de ultrassonografia para avaliar um nódulo de tireoide? Agende aqui o seu exame
Qual o Tratamento Câncer de Tireoide
O tratamento do câncer de tireoide depende de vários fatores, como do tipo da doença (por exemplo, se papilífero ou medular), do grau de agressividade (bem diferenciado ou pouco diferenciado), assim como do momento do diagnóstico (por exemplo, se a doença é inicial ou avançada). As opções de tratamento incluem cirurgia para remover parte ou toda a tireoide, com ou sem reposição hormonal, a terapia com iodo radioativo para destruir células cancerosas remanescentes, a terapia-alvo com medicações específicas para o subtipo identificado de câncer.
Em alguns casos, a radioterapia pode ser necessária. O tratamento deve ser personalizado para atender às necessidades individuais de cada paciente. Mais recentemente, as terapias ablativas térmicas guiadas por imagem (ultrassonografia ou tomografia computadorizada) têm sido importantes no tratamento local da de alguns casos de doença inicial, assim como das lesões à distância, como as metástases no pescoço, nos pulmões, no fígado ou nos ossos. As possibilidades devem ser discutidas preferencialmente com equipes multidisciplinares, que envolvam endocrinologistas, cirurgiões, radiologistas intervencionistas, médicos nucleares e oncologistas.
Conheça nossos tratamentos para câncer na tireoide pela Radiologia Intervencionista.
Prognóstico e Recuperação
O prognóstico para o câncer de tireoide é sempre melhor quando diagnosticado mais precocemente. As taxas de sobrevivência para a maioria dos tipos de câncer de tireoide são altas, com muitos pacientes vivendo uma vida plena após o tratamento. No entanto, alguns pacientes podem experimentar situações como o hipotireoidismo ou o hipoparatireoidismo, que podem ser tratados com medicação e acompanhamento médico.
Prevenção e Cuidados
Algumas medidas podem reduzir o risco da doença, como evitar a exposição à radiação ou consumir uma dieta com as quantidades recomendadas de iodo. A avaliação médica regular auxilia no diagnóstico precoce, que é possível quando um exame de ultrassonografia detecta cânceres pequenos, ainda não palpáveis no exame clínico ou visualmente perceptíveis no pescoço. Após o diagnóstico e o tratamento, os pacientes devem ser acompanhados de perto pela equipe médica com o objetivo de detectar qualquer recorrência da doença.
Conclusão
O câncer de tireoide é uma condição tratável, especialmente quando diagnosticada precocemente. Com o avanço da medicina e o desenvolvimento de novas terapias, a perspectiva para pacientes com câncer de tireoide é cada vez melhor. A Radiologia Intervencionista, por sua vez, tem contribuído cada vez mais no tratamento local de algumas lesões iniciais da tireoide, assim como das recorrências do câncer de tireoide na região do pescoço ou nas lesões à distância, com precisão e conforto para os pacientes.